6 boas razões para utilizar o Symfony

Utilizar um Framework é algo bom. Fazer a escolha certa é ainda melhor. Sem aprofundar muito no assunto e sem nenhuma ordem particular, aqui estão seis boas razões para utilizar o Symfony, do ponto de vista estratégico.

Para os aspectos técnicos, veja aqui.

1. Reputação

Rapidamente adotado por profissionais atuantes neste campo após o seu lançamento em 2005, o Symfony, hoje, é um ambiente estável, bem conhecido e reconhecido internacionalmente. O número de suas referências atesta isso, pois elas têm crescido significativamente desde o seu lançamento. O Symfony é também uma comunidade ativa: desenvolvedores, integradores, usuários e outros colaboradores que participam do enriquecimento contínuo desta ferramenta.

2. Permanência

Por trás do Symfony existe uma empresa: a Sensio. Criada há mais de 12 anos, a Sensio é uma agência web que possui muitas "major accounts" entre as suas referências. Idealizado para suas próprias necessidades, o framework Symfony é ainda hoje a ferramenta diária utilizada por suas próprias equipes para desenvolver projetos de clientes. Projetado por profissionais para profissionais, o Symfony é, antes de tudo, uma ferramenta pragmática, com características que visam requisitos do mundo real.

Permanência é também algo que está relacionado à suporte de longo prazo. Hoje, este suporte é fornecido naturalmente pela Sensio. Mas há também todo um ecossistema que tem crescido em torno do Symfony desde o seu lançamento: a comunidade (as listas de discussão, IRC, etc) e as muitas outras empresas de serviços que investiram no framework.

Por último, é também visando o desenvolvimento sustentável que o Symfony é distribuído sob a licença de código aberto MIT, que não impõe restrições e permite o desenvolvimento de código aberto, bem como, aplicações proprietárias.

3. Referências

Intranets, grandes sites públicos em geral, redes sociais, sites de comunidades, aplicações de gerenciamento e workflow, etc. Exemplos não faltam: centenas de sites e aplicações de todos os tamanhos e de todos os tipos confiam no Symfony.
Este é especificamente o caso da Yahoo!, Dailymotion, Opensky.com, Exercise.com e até mesmo de aplicações como o phpBB.

4. Inovação

O Symfony possui tudo o que você espera de um framework: velocidade, flexibilidade, componentes reutilizáveis, etc. E ainda, há a estrutura do que foi desenvolvido e a utilização das melhores práticas. Nada mau!

Mas isso não é tudo! Desde que a Sensio desenvolveu um hábito de agitar a ordem estabelecida e está sempre buscando a excelência, o Symfony (e toda a sua comunidade) desenvolveu um senso de curiosidade que vai muito além do PHP. E nós não hesitamos em inovar, buscando idéias em outros lugares e depois adaptando-as ao mundo do PHP, tais como, "dependency injection" do mundo Java.

Além disso, o Symfony, buscando melhoria contínua na produtividade dos desenvolvedores, idealizou a "barra de ferramentas de debug", tirada de outros frameworks, sendo PHP ou não.

5. Recursos

Ao usar o Symfony, você tem a certeza de nunca "estar a sós com sua tela". Sendo uma questão de suporte da comunidade (mailing lists, IRC, etc) ou de suporte às empresas (consultoria, treinamento, etc), você sempre encontrará as respostas para suas perguntas.

Partindo do princípio de que "uma linha não documentada é uma linha que não existe", você também vai encontrar muitos trabalhos dedicados ao Symfony, que irão ajudá-lo durante todo o desenvolvimento dos seus sites e aplicações.

6. Interoperabilidade

A idéia por trás do Symfony: Não se tranque dentro do Symfony! Permita-se construir aplicações que precisamente atendam às suas necessidades!

O Symfony respeita os "de facto standards" existentes do PHP: PHPUnit, convenções de nomenclatura de classes, etc. Além disso, o Symfony também permite que você utilize alguns dos seus blocos de construção de software ("dependency injector", gerenciamento de traduções, gerenciamento de formulários, etc) sem necessariamente usar o framework na sua totalidade.

A propósito, o Symfony é tão interoperável que, em seu núcleo, ele mesmo usa blocos de construção de software externos (Doctrine ORM, SwiftMailer, etc)!

Para fazer um resumo da história...

Você não estará errado escolhendo o Symfony! E ninguém jamais foi demitido por usar o Symfony.

blog comments powered by Disqus