Quando devo usar um framework?
Bem... sempre que precisar, durante o desenvolvimento de uma aplicação web ou um site, é claro!
Por que você faria um pedaço personalizado de móveis se pudesse encontrar um que combina perfeitamente com a sua decoração, direto da prateleira? O mesmo é verdadeiro para aplicações de computador: antes de mergulhar na criação de um framework, um pequeno trabalho de pesquisa está preparado.
Necessidades gerais vs. funções específicas
Além de um framework, há outras soluções que estão disponíveis para desenvolver sites e aplicativos web: CMSs (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo) e seus módulos complementares, bem como, pacotes de soluções profissionais (CRM, soluções de comércio eletrônico, etc.). Se os seus recursos nativos atendem perfeitamente as suas necessidades imediatas e futuras, não há dúvida sobre isso: Vá em frente! Não há nenhum ponto em reinventar a roda.
Por outro lado, quando existem necessidades específicas, regras de negócios específicas ou mesmo a necessidade de misturar blocos de construção (conteúdo e e-commerce, por exemplo), uma solução de framework é necessária: ele permite que seja desenvolvido um aplicativo que combina perfeitamente com as suas necessidades atuais, sem deixar de ser inovador.
As perguntas certas
Para certificar-se de que você está fazendo a escolha correta, tanto a curto como a longo prazo, é necessário fazer as perguntas certas:
- Quais são as minhas necessidades atuais? Elas são cobertas por um pacote de soluções?
- Quais as habilidades que eu preciso, se eu escolher um framework?
- A solução desenvolvida será atualizável?
E, finalmente, não cair na armadilha da "aparente simplicidade dos requisitos". Em muitos casos, torna-se rapidamente evidente que tanto as regras de negócio quanto as funções a serem implementadas não são tão simples de instaurar.
A propósito, o Symfony também está muito bem adaptado para "mini-projetos".
Para fazer um resumo da história...
Um framework pode ser adaptado a todos os requisitos.
... mas isso nem sempre é necessário, especialmente quando os requisitos são de natureza mais genérica.
Antes de fazer sua seleção, realize um mapeamento das suas necessidades atuais e futuras em detalhes, e, então, compare as várias soluções disponíveis no mercado.