Os benefícios tecnológicos do Symfony em 6 lições fáceis

Assim como um alpinista escolherá um mosquetão de aço ao invés de um de plástico, um desenvolvedor trabalhará muito melhor com um framework que simplifique a sua vida e o seu trabalho diário. Caso contrário, terá muito código para escrever...

1. Mais rápido e menos voraz

No mundo da TI, não é uma ocorrência rara as pessoas se preocuparem com o desempenho de uma aplicação... ao chegarem no final do projeto! Isto é, uma vez que tudo já foi concebido, tanto no nível funcional quanto tecnológico. E, a menos que você separe tudo novamente, a otimização da performance não é exatamente uma tarefa fácil.

Por outro lado, o Symfony 2.0 foi concebido desde o início para ser rápido e favorecer o desempenho. A título de comparação, o Symfony 2.0 é cerca de 3 vezes mais rápido do que a versão 1.4 ou do que o framework Zend 1.10, consumindo 2 vezes menos memória.

2. Flexibilidade ilimitada

Independentemente das suas necessidades, o Symfony 2.0 será adaptável. O seu injetor de dependência (dependency injector) e o Dispatcher de Eventos tornam-o completamente configurável, com cada uma das peças sendo totalmente independente. Um framework 3-em-1, dos seguintes tipos:

  1. Full Stack (versão completa): você deseja desenvolver uma aplicação complexa e precisa de muitas funcionalidades.
  2. Peça a peça: você constrói o seu framework de acordo com as funcionalidades que você precisa.
  3. Microframework: com uma versão independente, o Symfony 2.0 também pode ser utilizado para desenvolver uma funcionalidade específica em um dos seus projetos. Sem ter que reconstruir tudo e sem ter que instalar todo o framework, mas, apenas, a peça específica que você precisa.

Permanência é também algo que está relacionado à suporte de longo prazo. Hoje, este suporte é fornecido naturalmente pela Sensio. Mas, há também todo um ecossistema que tem crescido em torno do Symfony, desde o seu lançamento: a comunidade (as listas de discussão, IRC, etc) e as muitas outras empresas de serviços que investiram no framework.

Por último, é também visando o desenvolvimento sustentável que o Symfony é distribuído sob a licença de código aberto MIT, que não impõe restrições e permite o desenvolvimento de código aberto, bem como, aplicações proprietárias.

3. Expansível

Desde a mais pequena peça até o próprio núcleo completo, tudo no Symfony 2.0 é apresentado como um "bundle" (ou plug-in na linguagem Symfony). Cada bundle destina-se à adicionar uma funcionalidade ao framework, é claro, e cada bundle pode também ser reutilizado em outro projeto ou compartilhado com a comunidade.

Em qualquer caso, o sistema de bundles permite mudar tudo dentro do Symfony, incluindo o próprio núcleo. Utilizando a interface contracts do sistema entre as peças, o comportamento do framework pode ser alterado à vontade, sem a necessidade de reconfiguração completa.

4. Estável e Sustentável

Desenvolvidas pela Sensio Labs, todas as principais versões do Symfony são suportadas por 3 anos pela empresa. E são considerados, mesmo por toda a vida, problemas relacionados à segurança.

Para uma estabilidade ainda maior, as versões menores do contract e interface do Symfony 2.0 também são garantidas e a compatibilidade entre todas as versões menores está assegurada na API definida pelas interfaces públicas.

5. A alegria do desenvolvimento

Com um ambiente altamente funcional, o Symfony 2.0 também garante um certo nível de conforto para os desenvolvedores. Ao cuidar de uma série de tarefas desagradáveis ​​(desenvolvimento de funcionalidades menores, por exemplo), o symfony 2.0 permite aos desenvolvedores concentrarem-se nos pontos principais de uma aplicação para validar totalmente suas funções e melhorar a sua produtividade.

Entre as ferramentas do Symfony concebidas para tornar a vida do desenvolvedor muito mais fácil, há a lendária barra de ferramentas para Debug Web, bem como, o suporte nativo para ambientes de desenvolvimento, páginas de erro detalhadas ou ainda segurança nativa.

6. Fácil de usar

Totalmente flexível para satisfazer as necessidades dos profissionais e usuários avançados, o Symfony 2.0 também é muito acessível. Documentação abundante, comunidade e suporte profissional, e melhores práticas "incorporadas" no framework (as melhores práticas são aplicadas de forma nativa, sem ter que estar ciente delas ou compreendê-las) permitem que um novato rapidamente sinta-se à vontade com o Symfony.

Para fazer um resumo da história...

Escolher o Symfony significa ter uma visão a longo prazo dos assets da aplicação. Significa, também, saber como tornar o dia-a-dia dos desenvolvedores muito mais fácil.

blog comments powered by Disqus